top of page
Campo Prata MG  20211107_153958.jpg

O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCT/CNPq, se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores das mais diversas áreas, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.

Considerando o rico patrimônio fossilífero brasileiro e a crescente produção científica realizada no país, uma ação pioneira propôs um INCT dedicado à pesquisa paleontológica, em um primeiro momento integrando laboratórios, cujo foco principal são os vertebrados fósseis. O INCT PALEOVERT reúne grupos de pesquisa consolidados e emergentes de 15 universidades brasileiras, além de contar com a participação de instituições internacionais.

Nossos objetivos principais são a integração entre centros de pesquisa, o desenvolvimento de estudos de ponta e a democratização do conhecimento paleontológico através de ações que também promovam a popularização da Ciência. Além de realizar pesquisas de base sobre vertebrados fósseis, o desafio é responder perguntas mais complexas que necessitam de um financiamento maior do que aquelas que as agências de fomento proporcionam em seus editais regulares.

Entre as linhas de pesquisa que se pretende promover estão a paleoneurologia e os estudos morfo-anatômicos através de tomografias computadorizadas, a paleohistologia, os estudos de biomecânica estática e cinética, a morfometria, as reconstruções paleobiológicas, os modelamentos ecológicos estatísticos, as investigações filogenéticas e biogeográficas, a integração dos registros somato- e icnofossilíferos, as inferências de dieta através de isótopos, os estudos fossildiagenéticos e de datação absoluta, e as análises de biomoléculas orgânicas preservadas em fósseis.

Para isso, os laboratórios envolvidos estão sendo equipados com instrumentos que viabilizem as referidas pesquisas e com recursos financeiros para análises diversas. Estão previstas, ainda, atividades de coleta e prospecção de fósseis em colaboração, com o propósito de ampliar as coleções existentes nas distintas instituições.

Também cabe destaque a  realização de ações de divulgação científica visando a democratização do conhecimento na área de paleontologia, através da produção de materiais didáticos, que explorem o potencial dos vertebrados fósseis para ações em educação e popularização da ciência.

O conjunto de estratégias delineadas no âmbito do INCT PALEOVERT garantirá a formação de recursos humanos em vários níveis e o estabelecimento de parcerias com pesquisadores estrangeiros, ampliando a  inserção da paleontologia de vertebrados brasileira no cenário da pesquisa internacional, através da produção de estudos inovadores de alto impacto.

Planeja-se , quando possível, expandir a temática de atuação deste INCT através da participação de outros pesquisadores e laboratórios.

bottom of page